Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre
visitante n.º
Estudar em Portugal
A maioria das Universidades e Institutos de Ensino Superior portugueses já aceitam as avaliações do ENEM para candidatura de alunos brasileiros aos seus cursos.
Pode ainda ir estudar a Portugal por um semestre/ano, para tirar pós-graduação, mestrado ou Doutoramento.
Outro documento que o estudante não deve esquecer é o Certificado de Habilitações, que se for emitido no Estado do Rio Grande do Sul terá de ter a Apostilha de Haia, que é feito em Tabelionato. Caso contrário, não será possível ver as suas qualificações reconhecidas em Portugal nem pedir equivalência. Saiba mais
​
O Boletim de Vacinas actualizado é ainda um dos documentos que o cidadão estrangeiro que pretende ter aulas em Portugal deve trazer.
​
Não se esqueça que todos os documentos (certidões/certificados, etc) emitidos por entidades brasileiras que tenha de entregar em Portugal só terão valor depois de serem autenticados por este Vice-Consulado. veja aqui como proceder
​
Acesso ao Ensino Superior (licenciatura, mestrado, doutorado, pós-graduação, ...):
Se pretende frequentar o Ensino Superior, o estudante deve informar-se, igualmente, sobre as provas do Concurso de Acesso à Universidade, à semelhança do que acontece com qualquer aluno português.
Estas provas são realizadas anualmente e sempre em território Português.
Para mais informações sobre o acesso ao Ensino Superior, pode consultar o site da Direção Geral do Ensino Superior e deverá ler o Estatuto de Estudante Estrangeiro e o Regulamento de aluno internacional da Universidade ou Instituto que pretende frequentar.
Na hora de escolher onde vai estudar pode ainda ser interessante consultar as informações constantes da Direcção-Geral de Estatística sobre os estabelecimentos de ensino disponiveis em Portugal. aceda aqui
​
Se pretender candidatar-se a uma bolsa de estudo, o estudante deve inteirar-se das hipóteses no seu país de origem, mas também existem diversas instituições que financiam os estudantes estrangeiros a viver em Portugal. Deixamos aqui links para algumas instituições que apoiam a mobilidade de estudantes:
-
Bolsas de Estudo da Intercultura–AFS Portugal
-
Fundação Lemann
-
concurso de bolsas Luso-Brasileiras do Santander
-
Fundação para a Ciência e Tecnologia - Concursos internacionais de recrutamento de investigadores doutorados e concursos para financiamento de Bolsas de Estágio em Organizações Científicas e Tecnológicas Internacionais (BEST) assim como atribuição de bolsas de estudo para Doutoramentos e Pós Doutoramentos.
-
Fundação Calouste Gulbenkian - Bolsas dirigidas aos estudantes e/ou investigadores estrangeiros
​
Alojamento:
​
Um bom ambiente de estudo é essencial, por isso o estudante deve confirmar com antecedência todos os assuntos relacionados com o alojamento, tentando também perceber se as condições iniciais se manterão durante todo o período de estadia em Portugal. Há estabelecimentos de ensino superior que dispõem de residências para os estudantes. Neste sentido, a melhor opção é pedir informações junto da universidade ou escola que vai frequentar.
O aluno deve ainda ter em atenção que algumas câmaras municipais e instituições não governamentais concedem apoios para o alojamento de discentes. Para além disso, associações de antigos alunos e/ou amigos que se encontrem a estudar em Portugal podem também ser uma grande ajuda. Depois de saber em que Universidade/Faculdade vai estudar, procure no respetivo site os contatos da Associação de estudantes e fale com eles.